Featured image for “43 Children Dedicating to Climate Justice”
January 31, 2020
Image
Plant-for-the-Planet

43 Children Dedicating to Climate Justice

We met at Bela Vista do Lobato Municipal school at the scheduled time, where 43 children awaited us on Wednesday, August 14th, in anticipation to become Climate Justice Ambassadors.
The staff was aware of Plant-for-the-Planet activities, so they were very efficient, providing everything we needed, which helped for the development of the activity. That day, we had 7 volunteers with us, who were indispensable for the academy to happen.
We introduced ourselves to the children, distributed the t-shirts and started the activities, made the initial presentation, started the world game. The children seemed very interested, intelligent, and aware of the situation that was occurring in the world. The place where the activity was held was in a classroom in a comfortable space for everyone.
After finishing the game of the world and the training of rhetoric, the students went home for lunch. We returned and we used a short moment to explain what the next step would look like and explained the recommendations for the day of planting.
After this, we started the Project Creations, and at this stage, the children were super excited, so we were able to successfully complete the projects, revised the rhetoric and all the teams presented their idea. We had projects on water reuse, recycling, green gardens, among others.

We finished the presentations of the projects, and the Deputy Director was very grateful for our presence, thanked us, as well as the class teachers, who encouraged the children to continue passing on to others what they learned throughout the day.

On September 20th, we came back to the school to plant 7 native trees with them. In that day, we had 3 volunteers. After our partners arrived with the seedlings, we invited the children to the school yard, reviewed and made recommendations on how the planting would take place, and shortly thereafter we separated into groups of 6 to 7 children, together with SECIS representatives. After the planting was done, the children pledged to take care of the trees planted there, we took pictures to remember this day, we said goodbye and we finished.

To remember this fantstiic day we took some photos which you can find here.

If you want to become a Climate Justice Amabssador yourself click here to find Academies in your area.


43 crianças nos aguardavam no dia 14 de agosto, uma quarta-feira, na expectativa para um dia de experiências incríveis e se tornarem as embaixadoras da Justiça climática.

 Nos encontramos na Escola Bela Vista do Lobato no horário marcado, estávamos lá para realizar a primeira academia, naquele colégio, porém a equipe de funcionários já se encontrava ciente das atividades que seriam realizadas e foram muito eficientes, disponibilizando tudo que precisávamos, o que ajudou para o desenvolvimento da atividade. Nesse dia, pudemos contar com a presença de 7 voluntários, que foram indispensáveis para que a academia pudesse acontecer.

Nos apresentamos para as crianças, realizamos a chamada conferindo se todos os alunos estavam na lista, distribuímos as camisas e demos início as atividades, feita a apresentação inicial, começamos o jogo do mundo. As crianças pareciam bastante interessadas, inteligentes e a par da situação que estava ocorrendo no mundo, foram muito participativas durante o treinamento da retórica e mesmo com a dificuldade de manter a atenção de todas, conseguimos contornar a situação e atrair a atenção deles. O lugar onde foi realizado a atividade foi em uma sala de aula em um espaço confortável para todos.

Após finalizar o jogo do mundo e o treinamento da retórica, os alunos foram para casa almoçar pelo período de uma hora e nesse tempo aproveitamos para almoçar e para agilizar o material da próxima etapa, sendo eles: canetas, pilotos, certificados, cartolinas etc. Voltamos do almoço e as crianças permaneceram animadas para saber o que estava por vir na próxima etapa. Utilizamos um pequeno momento para explicar como seria o próximo passo e passamos as recomendações para o dia do plantio.

Finalizamos os avisos e procedemos. Demos início às Criações dos Projetos, e para que não houvesse desarmonia (pois todas as crianças queriam desenhar na cartolina e todos queriam ser o primeiro), mantemos a ideia de reutilização das embalagens que vieram nas camisas para serem utilizadas como rascunhos, como viemos fazendo durante as academias anteriores e assim quando todos entraram em consenso de qual projeto seria feito, foi repassado para cartolina. Nessa etapa, as crianças estavam super animadas, por isso conseguimos finalizar os projetos com êxito, revisamos a retórica e todas as equipes apresentaram sua ideia. Tivemos projetos sobre reutilização da água, reciclagem, hortas, entre outros.

Concluímos as apresentações dos projetos, e a Vice-diretora ficou muito grata por nossa presença, nos agradeceu, assim como as professoras da turma, as quais incentivaram as crianças a continuarem repassando para outras pessoas tudo que aprenderam no decorrer do dia. Por fim, relembramos da importância de ser um Embaixador da Justiça Climática e como eles poderiam ajudar a salvar o mundo plantando árvores e que poderiam estimular outras pessoas ao seu redor, em seguida entregamos os certificados e reforçamos as recomendações para o dia do Plantio. Tiramos uma última foto de recordação desse dia e assim finalizamos com sucesso a primeira academia naquele colégio.

Chega o dia 20 de setembro, uma sexta-feira e nosso desafio agora é realizar o Plantio com todos os embaixadores da Escola Municipal Bela Vista do Lobato. Nos encontramos no ponto de encontro escolhido e seguimos para a Escola, todos os funcionários já se estavam cientes das atividades que seriam realizadas, contamos com 3 voluntários.

No primeiro momento ao chegar na escola, procuramos a equipe da prefeitura, mas ainda não tinham chegado. Todo o preparatório é realizado pelo pessoal da prefeitura antes do dia do plantio, houve esse atraso e aguardamos duas horas até começar as atividades do plantio, nesse meio tempo, mantivemos as crianças na sala, recebendo o conteúdo normal da grade curricular delas. Com a chegada da equipe e das mudas, convidamos as crianças para o pátio da escola, revisamos e fizemos as recomendações de como seria realizado o plantio e logo após isto, separamos em grupos de 6 a 7 crianças, juntamente com os representantes da SECIS. Equipamento e itens para o plantio prontos, terra, tubo guia da muda e regadores em posição. As crianças começaram as atividades e fizeram o plantio das mudas. Nesta escola plantamos 7 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

Após o Plantio ser realizado, as crianças se comprometeram a cuidarem das árvores ali plantadas, tiramos fotos para recordar deste dia, nos despedimos e assim finalizamos.